sábado, 9 de agosto de 2008

Um pouco da história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi fundada em 4 de dezembro de 1950 pela Lei Municipal nº 547, com o nome de Universidade do Distrito Federal. Posteriormente, passou a denominar-se Unoversidade do Rio de Janeiro (URJ), conforme a Lei nº 909, de 16 de junho de 1958. Em seguida, com a transferência da capital da república para Brasília, no início da década de 1960, passou a chamar-se Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Finalmente, em conformidade com a Lei Estadual nº 153, de 1 de agosto de 1977, passou a denominação de Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Criada a partir da fusão da Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, da Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e da Faculdade de Ciências Médicas, a Universidade cresceu, incorporando e criando novas unidades com o passar dos anos. Às quatro faculdades fundadoras se uniram instituições como a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), o Hospital Geral Pedro Ernesto, a Escola de Enfermagem Raquel Haddock Lobo, entre outras. Além disso, novas unidades foram criadas para atender às demandas da Universidade e da comunidade, como o Colégio de Aplicação e a Editora da UERJ, entre outros.

O campus da UERJ situa-se no Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, em uma área construída de 175.200 metros quadrados. O campus principal possui dois teatros, uma concha acústica, áreas de esporte e vários auditórios para atividades diversas como seminários, shows artístico e outras programações culturais.

A estrutura acadêmica da UERJ compreende 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo. As Faculdades e Institutos encontram-se vinculadas a quatro Centros Setoriais: Biomédico (CBIO), Ciências Sociais (CCS), Educação e Humanidades (CEH) e Tecnologia e Ciências (CTC).

Nenhum comentário: