quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ocupação da reitoria da UERJ vitoriosa!


A Ocupação da Reitoria da UERJ se encerrou ontem à noite após firmado um acordo por escrito com a reitoria! Esse marca o início de uma nova etapa do movimento estudantil da UERJ, em que o movimento unificado entre os vários campi e vários segmentos da estudantada da universidade, sai com uma nova moral e força a partir das vitórias arrancadas.

As vitórias

Após 20 dias de ocupação da reitoria os estudantes da UERJ assinaram ontem o acordo para a desocupação. Os processos foram retirados e a reitoria se comprometeu com o ônibus inter-campi, melhoria das bibliotecas, utilização dos espaços físicos da universidade sem ônus (em muitos dos espaços era necessário pagar aluguel pela utilização), participação estudantil paritária em todas as comissões de trabalho (bandejão, reformas) e o estabelecimento de um canal permanente de negociação, entre outros pontos.

Agora, entramos num novo momento da nossa luta, um momento superior! Precisamos participar dos atos, mobilizar outros estudantes e impôr à reitoria novas derrotas! O Movimento Estudantil da UERJ mostrou toda a sua força e continuará batalhando para garantir as conquistas do acordo e ampliá-las.

Confira aqui o acordo assinado:
Pagina 1
Pagina 2
Pagina 3

A luta continua fora da reitoria!

A ocupação foi extremamente vitoriosa pois reacendeu o movimento da UERJ, que estava vazio e desacreditado. Os estudantes mobilizados forçaram a Reitoria, que até então se recusava a sequer receber alunos, a negociar e se comprometer publicamente com uma série de pautas. Até mesmo o governo estadual foi obrigado a receber os estudantes, estabelecendo uma negociação inédita até então entre o Secretário de Ciência e Tecnologia e as três entidades representativas (DCE, Asduerj e Sintuperj), em que o representante do governo se comprometeu com a articulação de uma emenda orçamentária para garantir o ônibus intercampi em 2009.

Todas as conquistas foram resultado do esforço coletivo dos vários estudantes que participaram a ocupação e dos vários que prestaram solidariedade das mais variadas formas possíveis! Temos em mãos um acordo histórico, com vários pontos que nunca se viu na história do movimento da UERJ. Isso é conquista nossa e devemos fazer com que todos os estudantes saibam do compromisso que arrancamos da reitoria!

Os estudantes da UERJ a partir de agora são sujeitos de sua própria história, mostram que estão prontos para lutar pela universidade e pela garantia de seus direitos. A UERJ precisa de nós, e continuaremos a batalha pelas melhorias necessárias e por nossas pautas históricas como a garantia do repasse dos 6% da receita líquida estadual para as universidades estaduais. A Greve dos professores e servidores continua, e é dever do movimento estudantil fortalecer a mobilização. Façamos uma greve de ocupação da Universidade, ficar em casa parado não leva a nada!

Precisamos de uma assembléia comunitária de verdade para que os segmentos unificados possam decidir os rumos da mobilização e conseguir vitórias para os 3 segmentos!

Parabéns a todos e vamos à Luta!

5a feira (amanhã)
-Passeata ao Palácio Guanabara (unificado com o MUSPE e o DCE-UENF):
10h, no Largo do Machado;
-Assembléia Comunitária
17h;

Nenhum comentário: